Freitag, 23. Mai 2008

Cica

De onibus e preconceitos

um onibus para em um ponto lotado. a motorista, loira e mau humorada, abre a porta e os passageiros, na maioria negros saindo de seus trabalhos, entram e procuram rapidamente algum lugar pra sentar. o onibus comeca a andar, e uma jovem negra de seus vinte e poucos anos corre pra alcanca-lo. a motorista fecha a porta na cara dela e segue em frente. todas as pessoas negras do onibus comecam a gritar muito alto e xingar a motorista. ela ameaca largar quem estiver insatisfeito no meio da rodovia. todos se sentam e comecam a ligar pro servico de reclamacoes da companhia de onibus, sem sucesso.esse foi meu primeiro passei de onibus nos eua. aqui quase todo mundo tem carro, quase sempre caminhonetes grandonas em que as maes levam seus 4 filhos pra escola. no onibus, uma maioria de negros e imigrantes latinos, alguns estudantes como eu e grupos de indianos. quando vi a mulher arrancando o onibus na cara da moca, pensei que no brasil isso dificilmente aconteceria. claro, talvez a motorista so estivesse de tpm, ou tivesse brigado com o marido, e nao estivesse disposta a atrasar seus horarios por alguem que chegou 5 segundos atrasada ao ponto. mas pareceu diferente de um mau humor somente, ou pelo menos gerou uma reacao nos passageiros que foi muito assustadora. nao que eu crave que alguem iria agredir a motorista. mas eh como se aquela porta fechada na cara da moca negra representasse muito mais do que o fato dela ter que esperar mais 20 minutos no ponto. eles gritaram soltando uma grande revolta contra o preconceito racial que ainda existe aqui entre negros e brancos.eu estava com a dona nara, que fez a gentileza de ir comigo ate downtown pra me mostrar onde devo descer e pegar o onibus pra oakland, onde fica a universidade. ja aproveitei e comprei o passe pro mes que vem. eh bem interessante o sistema: por 75 dolares, a pessoa compra um passe pra junho, por exemplo, que ela pode usar de forma ilimitada em todo o sistema de transporte publico de pittsburgh, incluindo os onibus e metro. hoje as 12h tenho uma reuniao no escritorio de estudantes internacionais, tipo uma recepcao, e vou sozinha de onibus pela primeira vez. parece besteira, mas to com medo! primeiro que a dona nara e o marido estao na casa da filha em north carolina, e eu estou sozinha aqui (na real tem o joao e a cibelle, um casal de estudantes de medicina de sergipe que esta ficando aqui tambem, mas eles estao na aula o dia todo). e outra que tenho medo de perder a parada!mas perto de embarcar naquele aviao da united nao ha de ser nada.
Related posts: Housing starts, Greek festival brisbane, Big brown belmont, African lion safari, Moon fish

Keine Kommentare: